domingo, 14 de setembro de 2014

Quase 4 semanas...

Eu queria muito passar para dar notícias, falar como Helena e e estamos.
O problema aqui não é a falta de tempo, mas de expressão.
Nessa semana, coloco tudo em dia.
Compartilho então um texto que escrevi recentemente, na esperança de encerrar tantas lacunas.
"Nos últimos dias andei ausente de mim, andei fugindo, buscando respostas para tantas dúvidas que surgem dia após dia.
Lembro do dia em que tivemos a certeza de que era o momento de ter um filho, que era um plano inadiável, que esse sentimento nasceu em mim. Quem me conhece sabe o quanto sou intensa em cada plano que inicio, tão intensa quanto inconstante, mudo de planos a cada nova luz que brilha diante dos meus olhos. E quão distraídos são meus olhos.
Mas desde o primeiro momento eu sabia que essa era uma longa viagem, que faria tudo mudar. E entrei de cabeça, li muito, me informei, conversei com mães, gestantes e profissionais da saúde. Me armei de toda informação para que a gestação, parto e puerpério corressem da forma mais bela e consciente possível. E assim tem sido cada dia dessa gestação, sem ansiedades, sem medos.
Tivemos até aqui dois pequenos sustos, mas mesmo durante a dúvida, eu sabia que o melhor para todos nós prevaleceria. Eu tenho ao meu lado o melhor companheiro que poderia ter, sempre seguro, uma rocha nos sustentando.
E aqui chegamos, 31 semanas, contagem regressiva, quase na reta final. Mas afinal, qual era o mal que me afligia? Deixe-me partilhar algo: eu sou a Tamires, ainda sou a Tamires filha, irmã, companheira, ainda sou a mulher que gosta de escrever, que sente falta de trabalhar e estudar, que não se importa com maquiagem ou peso (aliás, 90% das minhas fotos são sem make e sem filtro), que se apega as minorias, que tem um milhão de sonhos e não se decide entre lecionar, fotografar ou administrar. Sou a Tami, a Tatá, a Tá, a Mile, aquela guria meio sem senso de humor e sem paciência pra mimimi. E sim, sou gestante, em breve serei mãe da Helena. Acontece que mergulhei tão fundo nesse último aspecto, que a Tamires estava desidratada e desnutrida. A Tamires escritora já não produzia, a cozinheira travou no arroz com ovo, a arteira deixou de pintar e colar, e a doida meio hippie esqueceu como se medita, como se alonga, como olhar para o seu corpo, que mesmo sendo dois, não deixou de ser um, não deixou de ser seu.
Estranho como a gestação nos tira de nós mesmas, são sentimentos e sentidos nunca antes experimentados. A dor traz sorrisos, o desconforto conforta, o corpo muda e esquecemos algumas partes que fogem do nosso campo de visão, além disso tem os membros que você enxerga, mas já não pode fazer muito com eles, tocar os pés é uma aventura e tanto.
Helena e eu somos uma sendo duas. Existíamos antes de sermos um ser único e existiremos (transformadas) como dois seres únicos após nosso (re)nascimento. Nossa conexão ultrapassa tudo isso, já a conheço e ela me conhece bem. Já nos comunicamos, temos nossos códigos e manias.
E quando chego já me dizem que a barriga chega antes, já me perguntam como vai Helena. Sim, pois sendo uma, só eu sei como ela está. Mas eu existo, e venho logo atrás da barriga. Sei que isso faz parte do pacote maternidade, que a vida após a chegada de Helena gira em torno dela, isso não é nenhuma surpresa e esse texto não é uma crítica à sociedade. Apenas uma reflexão, me deixei levar e eu mesma me via ao redor da barriga que cresce diariamente. Mas eu existo, além desse ser que cresce em mim, de mim. E existirei após seu nascimento, e mesmo que o mundo enxergue Helena através de mim, eu não posso deixar de me enxergar além de Helena, assim como ela já existe além de mim. Pois esse ponto de vista me leva diretamente a cuidar da mãe da Helena, cuidar do meu espirito, da minha mente.
Eu me desafio a ser eu, me encontrar e renascer. Talvez seja um abandono definitivo de muitas faces minhas, mas certamente será uma vida nova para todas."
30 semanas

10 comentários:

  1. Tami!! Que linda reflexão. A gente sente que deixa de ser o que conhecíamos de nós desde a gestação...e é isso mesmo, um reencontro conosco e que aos poucos vai nos tornando um novo ser mas sem perder aquela essencia, sabe?! Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada My!
      Foi um longo caminho para construí-la, e é bom chegar até aqui.
      Ahh, a essência! <3
      Beijos

      Excluir
  2. Que texto lindo Tami...me emocionei!!
    E é assim mesmo que me sinto, a barriga chega antes, antes de perguntarem como estou, perguntam como o bb esta...mas como vc disse faz parte do combo.
    Bjss e a barriga ta grandona, vc ta linda!!
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Dani.
      Cabe a nós nos dar atenção e espaço nessa história toda.
      Beijos

      Excluir
  3. Lindo barrigão!!!! Amei ler o que escreveu, emocionante mesmo!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom textooo....excelente reflexão!!!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica.
      To aproveitando enquanto posso refletir...
      Rsrsr
      Beijos

      Excluir
  5. Vc tá linda e graças a Deus tudo bem com vcs duas <3

    Deus abençoe

    Bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi.
      Realmente estamos trabalhando todos os dias para que tudo continue bem.
      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário!