quinta-feira, 4 de setembro de 2014

BC Papeando com Azamigas

Nota: Perdi o dia da BC e perdi duas semanas de postagem sobre o andamento da gestação. Entramos na 31° semana hoje e espero que logo o blog esteja atualizado. Tenho muitas coisas pra falar e postar aqui, mas ao mesmo tempo estou super perdida e desorganizada, com fé que tudo se ajeita.
A BC dessa semana, que deveria ter entrado ontem foi escolhida pela Bruna do Blog Nosso História e é "Como vocês enxergam os tipos de partos que existem, por exemplo, parto normal, cesariana, humanizado, domiciliar etc. Qual o seu ponto de vista em relação á cada um deles? Qual escolheram e porque?"
A bem da verdade é que eu não queria mais falar de parto, ando me distanciando desse assunto porque já tenho minhas decisões tomadas e cansei de tentar mostrar pras pessoas os benefícios de um parto, cansei de grupos de gestante desfocados e discussões sem fim. Sim, eu sou a xiita doida que você vê nesses grupos onde o mundo gira em torno de um enxoval.
Para mim existe duas formas de nascimento: parto e cesárea. Sendo que o parto acontece via vaginal e a cesárea é um cirurgia de grande porte que atravessa sete camadas de tecidos, envolve alta dosagem de drogas e coloca sua vida e do seu bebê em risco quando desnecessária. É indicada em cerca de 20% das gestações e realizada em 80% no Brasil.
A internet está lotada de informação de qualidade, basta querer encontrar e estar realmente disposta a quebrar mitos e enfrentar a sociedade inteira. Sim, porque no Brasil ninguém aceita que você queira um parto normal, bacana é agendar a hora de extrair o seu filho, com direito a telinha pra família assistir e escolha do signo. Sou contra essa ideia de que "cada um sabe o que é melhor pra si", porque sem informação não existe escolha, não temos como saber o que é melhor sem pesar prós e contras e a grande maioria da classe médica no Brasil não é muito conhecida por esclarecer todos os contras de uma cirurgia de extração.
Pra mim, humanizado não é tipo de parto. Humanização é um movimento que vem acontecendo em várias partes do mundo, existe inclusive um projeto chamado "Humaniza SUS" que busca capacitar os profissionais da saúde para um atendimento mais humanizado e menos medicalizado. Quando se fala em humanizado, de forma geral, está se falando em um parto onde a mulher é a protagonista, ela escolhe o que quer e o que não quer, dentro das possibilidades expostas. Cabe anestesia em um parto humanizado? Sim, se for hospitalar. Cabe ocitocina sintética em parto humanizado? Sim, se for hospitalar. Ambas intervenções podem ser necessárias e trazer benefícios quando bem indicadas. Uma cesárea não pode ser humanizada, uma vez que o princípio da humanização é o protagonismo da mulher. Pode ser respeitosa, quando observadas as reais indicações, mas não humanizada.
Considerando que no parto humanizado a mulher é a protagonista, ela escolhe como e onde vai parir. Seja em casa, na água, de quatro, de cócoras, etc. Tudo isso é parto normal ou vaginal. Ter nosso desejo atendido não é nada além de um direito determinado pela Constituição, afinal é direito de todo cidadão ter atendimento médico baseado em evidências científicas recentes e comprovadas. Ou seja, buscar um parto respeitoso é buscar um direito assegurado legalmente. Ah, mas é mais fácil agendar uma cirurgia e se render ao sistema! Sim, com certeza é. Você não precisará fazer vakinha, comprometer o lindo enxoval, esquentar a cabeça, questionar o GO fofinho, parir em outra cidade, arriscar um plantão com plano de parto, etc.
Sobre a minha escolha: eu sonhei desde as tentativas com um Parto Domiciliar, para mim lugar de nascer é no ninho em que o bebê escolheu para viver, com parteira e a família que está recebendo o bebê. Esgotamos as possibilidades e financeiramente não vai rolar, já não gastaremos quase nada com o enxoval. Muitas coisas são doadas, o berço compramos em um brechó e teremos o chá de fraldas onde eu não gastarei nada além das passagens para minha cidade (aliás até para pagar as passagens to contando com ajuda da família). Não tenho conhecidos o suficiente para arrecadar R$4000 em uma vakinha, por mais que a equipe facilite, parcele e seja a equipe que eu sonhei, está fora do nosso alcance nesse momento.
A realidade: temos na cidade o Hospital Universitário que é modelo em humanização, não tem berçário e não praticam episiotomia de rotina. Temos alguma chance de conseguir respeito a todos os nossos desejos, o hospital conta com 3 obstetras realmente humanizados nas equipes de plantão, oferece chuveiros, bolas e barras para exercitar-se durante o TP e banqueta para parir de cócoras. Acredito que a nossa maior preocupação serão as intervenções no bebê e o corte precoce do cordão. Mas levaremos o plano de parto e estamos prontos para enfrentar a equipe, questionar e fazer de tudo para que nossa pequena seja respeitada.
Nossa mudança foi positiva nesse ponto. Em Porto Alegre não existe um Hospital como esse, lá eu teria mais condições de juntar alguma grana e com certeza faria de tudo pelo PD, pois minha equipe é de lá.
Isso é para esclarecer que em muitos lugares há opções interessantes pelo SUS, conheço quem tenha plano aqui em Floripa e mesmo assim opte pelo HU. Assim como no Rio, há a Maria Amélia, o CAISM em Campinas, as Casas de Parto em São Paulo e Brasília e o sonho de todas: Sofia Feldman em BH, pensamos em nos mudar pra BH só pra ter um PD pelo SUS.
Quem quiser mais informações, pode me procurar por email, eu realmente amo auxiliar e estou sempre a disposição de quem realmente QUER um parto normal. Eu não vou tentar, vou parir!

3 comentários:

  1. Amei seu texto.
    Por aqui na verdade nem ouço falar em parto ser humanizado ou não. Aqui tem respeito, plano de parto e o PN é preconizado, só tem cesárea em casos com verdadeira indicação.
    E após ler o seu texto, tenho certeza que mesmo com procedimentos médicos, o meu parto foi humanizado.

    Bjos.

    Chica.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é interessante como cada vez mais vejo mulheres desejando o parto humanizado e domiciliar, fico mto feliz com isso :D
    td é questão de conhecimento pra fazer algo que realmente queira e e te traga segurança.
    bjs e bom fds
    http://www.umamenina.com

    ResponderExcluir
  3. Lindoooo...aplausooooos.
    Concordo com cada letra sua. Hoje em dia muitas mulheres acham mais fácil passar a faca na barriga do que sair da zona de conforto e lutar por um nascimento digno.
    Admirando muito as tuas atitudes e que vc tenha um lindo e maravilhoso parto humanizado.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!