segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sobre as Doulas

Há um tempo tenho vontade de escrever sobre as doulas. Há um ano atrás, decidimos engravidar, e com isso busquei informações sobre gestação e parto. Aprendi o que significava parto humanizado, e que não bastava querer um parto, precisava lutar por ele. Mais que isso, descobri que essa luta não é individual, apesar da mulher ser a protagonista, os coadjuvantes são necessários e ajudam a conduzir o processo.
Eu sempre acreditei que o parto fosse um longo processo, que começa muito antes da primeira contração e termina muito depois do expulsivo, e eu estava certa, pelo menos na minha experiência tem sido assim. Descobri quem são as doulas, e entendi a necessidade de ter uma me acompanhando. Ainda nas tentativas, comecei a conversar com algumas doulas. Doulas são mulheres encantadoras, mas cada uma possui suas particularidades, assim como cada mulher tem necessidades diferentes em seu processo. Eu buscava uma mãe, independente de ter parido, para mim a doula tinha que ser uma figura materna, que compreendesse o processo psicológico e emocional que é o parto. Eu sou muito chata, precisava de alguém que fechasse comigo, sem muito esforço.
Assim conheci a Kika, primeira pessoa a ver a foto do palitinho com as duas listras. Lembro de passar a tarde do dia 28 de fevereiro conversando com ela, sobre testar ou não. Segundo dia de atraso, temperatura basal subindo e uma sensação de "não foi dessa vez" ou "não mereço isso tão cedo". Eu pensava que seria um longo processo de tentativas. A Kika esteve lá, durante as tentativas, me doulando. Ela nem sabia se realmente seria minha doula, mas já me doulava. Para mim, é imprescindível que uma doula seja doula, que isso faça parte de seu ser, não é uma profissão, mas vocação. E doular é muito semelhante a maternar, é estar ali para aquele outro ser, é atender aquela dor.
Quando conheci a Kika pessoalmente confirmei todas as minhas expectativas. Eu queria ela no meu parto, queria que ela assistisse o nascimento do nosso bebê, queria aqueles braços ao meu redor. Que abraço! Um abraço com cheiro de mãe, de bruxa, de amiga. E assim seguimos, mas a vida é uma caixinha de surpresas, eu viajei, ela viajou. Nossos planos mudaram, nosso bebê não nasceria mais em casa. Kika não poderia vir nos assistir. Mesmo assim, ela nunca faltou comigo. Não importava o dia ou a hora, ela estava lá respondendo mensagens, ligando, conversando. Ela construiu meu parto comigo, a cada dia da gestação, ela esteve lá comigo segurando a minha mão, mesmo que em pensamento.
Mas com a distância, se fez necessário encontrar uma nova doula. Foi uma longa trajetória, e quase desisti várias vezes. Não por falta de mulheres fantásticas, Floripa é quase a capital das doulas, temos muitas, mas eu não encontrava uma para chamar de minha. Certa vez conversando com a Kika comentei que essa busca era como quando procuramos um novo namorado, mas ainda somos amigas do anterior. É difícil não comparar, é difícil se desligar do que foi, pois o amor está ali e eu não conseguia imaginar outra pessoa me assistindo, me abraçando, segurando minha mão, dando continuidade nesse processo que vínhamos construindo. Mas então a Kika me apresentou a Carol, trocamos mensagens mas foi difícil marcar um encontro, um dia eu estava quase desistindo e então o universo trabalhou e finalmente nos conhecemos.
Encontrei a Carol no centro comercial onde funciona a loja dela. Logo que me viu ela me identificou e nos abraçamos, ali eu já sabia que seria ela. Senti a mesma energia do dia em que conheci a Kika, conversamos uma tarde toda, sem sentir o tempo passando. Marcamos então um próximo encontro com a presença do Ricardo, e se deram tão bem que parecia inacreditável.
Talvez você tenha reparado no meu relato, mas a doula não esteve presente no meu tp. Foi um tp rápido em uma noite de muita chuva, e eu acabei indo para o hospital antes que ela chegasse (me culpei muito por isso). Mesmo assim, eu digo que nada teria sido como foi se elas não tivessem existido, se elas não tivessem construído esse processo ao meu lado, e esse trabalho só uma doula pode fazer.
Ainda hoje, 27 dias após o nascimento de Helena, elas me doulam. Elas estiveram ali quando chorei pelos ocorridos e não ocorridos, elas seguraram minha mão a cada contração, elas me abraçaram e eu senti o mesmo cheiro durante meu trabalho de parto.
Se você é mulher, se você vai gestar ou parir um dia, se você é gestante ou tentante, procure uma doula. O processo sem ela, pode ser muito raso, pode ser mais doloroso, pode ser menos alegre. Porque com ela certamente será mais profundo, belo e completo.

"Se a doula fosse um remédio, seria antiético não receitar" John Kennell

9 comentários:

  1. Que lindo, Tami! Por aqui também vamos ter doula! Minha prima se encontrou nessa profissão há dois anos e hoje realiza um trabalho lindo em Manaus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade, My! Amo saber que elas estão se multiplicando.
      O trabalho é lindo mesmo, você vai ver. Doula é vida!
      Beijos

      Excluir
  2. Tamires!
    Depois que falamos lá no grupo Blogaiada sobre seu relato de parto eu vim aqui, li e ainda não tinha tido tempo de comentar. Mas hj consegui!
    Muito lindo o relato, realmente tdo mto rápido! Mas intenso demais.
    Gostei desse post aqui da doula tb. Penso em ter uma numa próxima gestação. Não sei como, mas quero ter.

    Vou continuar lendo tudo aqui!

    BJos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      que bom ver você por aqui!
      Obrigada pelo carinho e tenha uma doula sim, posso te ajudar a encontrar. haha
      Beijos

      Excluir
  3. O meu sonho é ser Doula, mas aqui na minha cidade ainda não existe mercado e não tenho opções de clinicas que sejam referencia em parto humanizado. Quem sabe daqui uns dois anos quando o meu baby estiver maiorzinho essa realidade tenha mudado.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      não deixe de correr atrás do seu sonho nem de proporcionar um nascimento respeitoso ao seu filho. Mova o mundo e faça história!
      Se precisar de ajuda, conte com a gente!
      Beijos

      Excluir
  4. interessante seu post.Aliás não sabia qual era o trabalho de uma doula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luh!
      Esse período que você está vivendo atualmente é o ideal para buscar informações.
      Beijos

      Excluir
  5. Tamires, cada vez que eu leio isso, tenho forças para seguir em frente.
    Tu me emocionou demais!
    Vou ser tua doula eternamente, guria.
    E muito muito obrigada por me permitir fazer parte desse sonho!
    adoro vcs, gurias!
    Beijos nas duas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!