quarta-feira, 6 de agosto de 2014

BC Papeando com Azamigas

O assunto dessa semana foi escolhido pela Cynthia do Futura Mãe de Dois e é Aleitamento ou Amamentação (amo a palavra AMAmentar).
A minha história com a amamentação começa no meu nascimento. Eu fui amamentada até os dois anos de idade, e desmamei porque não comia absolutamente nada. A amamentação me salvou da anemia, tanto que sofri muito com anemia e uma bactéria no sangue após o desmame até uns 5 anos de idade. Eu nunca chupei chupeta, nem minhas irmãs. Nem nunca quis mamadeira, minha mãe até tentou depois do desmame, mas nunca aceitei, nem pra água e suco.
Essa "experiência" sempre me fez pensar que é possível criar um bebê com muito leite das tetas e sem nenhum bico artificial. (Olha eu cuspindo pra cima)
Claro que eu pretendo manter os pés no chão, viver um dia de cada vez, sem pressão, sem pressa, sem ansiedade. De uns tempos pra cá, comecei a me dedicar mais a estudar o puerpério, a amamentação (não aguentando mais pensar em parto) e isso me fez ver e entender que muita coisa é mito.
Tivemos palestra sobre amamentação no Gestar, e foi muito bacana. Já sabia que nada precisa ser feito antes do parto, além de cuidar para não hidratar as aréolas e assim estava sendo, confirmei que estava certa mesmo. Aprendi sobre a pega correta, como colocar o bebê no seio, cuidar para acalmá-lo antes de amamentar, não usar nenhum bico artificial, usar o copo de treinamento quando necessário, toda mulher tem leite, o leite é sempre o melhor e suficiente para o seu bebê, etc.
Acredito que assim como o parto, a melhor preparação para a amamentação é do lado de dentro. É fechar os olhos e ouvidos para os palpites e achismos. Saber que somos capazes, que vamos aprender e superar os medos, que os momentos difíceis virão e passarão.


Meus planos aqui (já pensando que daqui a uns meses posso me arrepender de registrar isso):
Amamentar exclusivamente até 6 meses e seguir enquanto Helena e eu quisermos, onde quisermos e precisarmos e sem pano na cara da menina (rindo na cara de quem se incomodar com isso)
Não utilizar nenhum bico artificial (chupeta, mamadeira, etc)
Volto a estudar em março e Helena estará com aprox. 4 meses, usaremos copo de treinamento
Pretendo testar a ordenha manual e caso não dê conta, partir para a bomba elétrica
E pretendo estar pronta para rever e trabalhar cada um desses pontos quando e se necessário. Afinal, não podemos ter medo de reprogramar a rota.

9 comentários:

  1. Não vai se arrepender não do que escreveu... yenho certeza.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Penso assim também Tami...temos que fazer o possível pra que de certo, acreditar que somos capazes sim, e antes de tudo temos que querer amamentar, mas e se não deu certo, como vc disse é só reprogramar a rota não e´....
    Bjssss
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a amamentação, para mim é como o parto, se queremos, nos informamos e empoderamos dará certo.
      Mas acho importante não estabelecer metas específicas, hoje posso querer amamentar até um ano e abominar bicos artificiais, mas sei que isso pode acabar acontecendo. Não somos um reloginho, né!
      Bjinhos

      Excluir
  3. Não sabia nem da metade de todas as qualidades do leite materno. Como a Imagem diz: A natureza é mesmo muiitoo sábia :)

    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite materno é vida! Fico encantada com tudo isso!
      Bjinhos

      Excluir
  4. Tu viu só?!
    Somos do suuuul! yeah! ;)
    Obrigada pelo seu comentário!
    Estou te seguindo!
    Lindo post!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal encontrar uma gaúcha por aqui!
      Obrigada Fernanda!
      Bjinhos

      Excluir
  5. Pra mim foi dificil,.mas consegui. Por 2 anos e 3 meses. E com preparo vc tbm vai.
    É instinto, é amor.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!