Sumi duas semanas de novo. Mas eu sei que o povo entende, consegui ao menos visitar os blogs amigos, desejar Feliz Dia das Mães às esposas, mamães, gestantes, tentantes e desejantes. Ainda estamos em processo de mudança, não pudemos ficar na casa que tínhamos fechado, não recomendo esse tipo de negociação à distância, pode ficar alguma informação escondida como foi o nosso caso, a dona da casa "esqueceu" de avisar que a casa estava em processo de compra. Preferimos procurar um outro lugar onde o contrato anual seja anual de verdade e agora estamos temporariamente na casa da minha irmã.
Os sintomas mais incômodos diminuíram bastante. O enjoo aparece mais quando ando de ônibus ou fico muito tempo sem comer (leia-se mais de duas hs). Dor de cabeça e na lombar seguem presentes e mantenho o repouso em dia para alívio.
Ainda não sinto o bebê, mas sinto como se meu útero estivesse puxando e repuxando, especialmente quando me movimento rápido ou me espreguiço. Quando deito de bruços já dá pra sentir uma bolotinha cutucando, e já não tem mais como esconder a barriguinha. Não há blusa ou vestido que não evidencie o formato arredondado da pessoa. Bem que a Talita tinha comentado que, com a chegada do segundo tri a barriga começava a aparecer muito rapidamente, e é verdade, eu tenho a sensação que cada dia que acordo ela está maior.
Hoje tivemos nossa primeira consulta aqui em Floripa, terceira do pré natal. Aqui, o sistema é bem diferente de Porto Alegre:
- Os exames solicitados no início da gravidez não são os mesmos, tanto que a enfermeira não entendeu alguns exames que apresentei. Eles pedem bem menos exames aqui, e não pedem US no primeiro trimestre.
- O pré natal é feito no posto de saúde, com um(a) enfermeiro(a) e um médico(a) da família, cada mês a consulta é com um deles e nem sempre será o mesmo(a) enfermeiro(a) ou médico(a). Ou seja, em gestação de baixo risco, não tem consulta com obstetra.
- O SUS só cobre um US durante a gestação, o morfológico do segundo trimestre.
- Aqui não tem Hospital de referência, tem duas maternidades e em caso de necessidade, posso recorrer a qualquer uma das duas, ou à UPA local.
Então, essa nossa primeira consulta foi com uma enfermeira, e foi muito bacana. Ficamos uma hora no consultório, ela atualizou minhas informações no sistema, me falou sobre os cuidados, os sintomas comuns, as vacinas, falei que não quero tomar a vacina da gripe e ela foi bem atenciosa, me explicou sobre a necessidade e a proteção mas deixou bem claro que não é obrigatório e eu devo saber tomar essa decisão. Falou que a anti tetânica e a da Hepatite seria interessante eu tomar, pois é necessário para a matrícula na Universidade mais tarde. Estamos pensando sobre isso. Ela ainda nos convidou para o Grupo de Gestantes que se reúne mensalmente, e nos mostrou uma cartilha de exercícios para gestante, elaborada pelo sistema local.
Mediu a altura uterina e ouvimos os batimentos do bebê. Na verdade eu não ouvi quase nada, pois segundo ela, o sonar não é muito moderno (rsrsrs), demorou bastante pra conseguir registrar os batimentos, mas no fim ele estava lá, a 154bpm. Nossa próxima consulta com a médica da família está agendada para 04/06.
Fiquei satisfeita com o atendimento e feliz com o sistema, prefiro ser atendida por enfermeirxs e acho bacana esse incentivo aos profissionais da enfermagem.
Por enquanto, as novidades são essas, espero voltar logo já na nossa casinha e mais tranquila.
Ouvir os batimentos do baby é tão bom né??? Essa foto sua ficou linda!!
ResponderExcluirBeijos
http://sendomaeaos20.blogspot.com.br/
Pra falar a verdade eu quase não consegui identificar os batimentos, Gabriela. Rsrsrs
ExcluirMas eu aprendi a me comunicar com ele e confiar em nós então isso não me deixou encucada nem nada.
Bjinhos
Tami, agora que realmente tu vai ver como a coisa anda rápidooo! kkkkk! Transformações mil nesse segundo trimestre. Ah, sobre as vacinas, eu relutei muito em tomar, sabe? Também não sou muito adepta, mas por muita insistência do meu GO, cedi e tomei a antitetânica (na verdade, só o reforço porque a primeira dose eu já havia tomado 5 anos atrás) e a da gripe (muitíssimo a contra gosto, mas tudo bem). A de hepatite vou tomar a primeira dose daqui pro fim do mês. Enfim, eu relutei muito, mas decidi tomar pra consciência não pesar, sei lá... Tomei as vacinas muito tarde, com 20 semanas. Quanto ao teu atendimento aí, tomara que continue muito bom. É raro ver algo do SUS funcionar tão bem. Beijos!
ResponderExcluirPois é Tatá! Que bom que estamos vendo que existem bons exemplos todos os dias do atendimento no SUS. Eu acredito nessa mudança!
ExcluirAinda estou indecisa, se tomar não vou tomar todas juntas e a da Gripe já fugi. Vamos ver como será a consulta com a médica da família (amamos médicos de família).
Bjinhos
Eu comentei, mas deu erro - será que meu comentário foi? :/
ResponderExcluirDesculpe a demora, mas não veio!
Excluir:/
Mudança é tão chato né? Até a gente se estabilizar é uma chatice sem fim.
ResponderExcluirQue bom que está tudo bem com vcs e a barriga está linda ♥
Beijos
Amo mudanças! E no fundo to amando ficar temporariamente sem tv e internet tb!
ExcluirAgora falta pouco, mas o processo é longo e esse lugar é tudo de bom!
Bijnhos