quarta-feira, 5 de novembro de 2014

22 dias

Primeiro preciso pedir desculpas aos blogueiros amigos, o puerpério não é fácil e ainda não consegui visitar os blogs e me atualizar dos acontecidos, nem ler emails. Aliás, mal e mal consigo me atualizar das mensagens enviadas pelo face e whatsapp. Tenham paciência com a recém mãe aqui, espero que logo eu me organize e possa visitar cada cantinho e retribuir tanto carinho que sempre recebo por aqui.
Hoje Helena completa 22 dias fora da barriga, amanhã é nossa DPP, dia em que completamos 40 semanas unidas, 280 dias de nós duas.
Nesses 22 dias é a primeira vez que sento diante do netbook para escrever, o último post foi pelo celular, e por isso tão mal formatado. Meu relato foi escrito entre madrugadas, enquanto Helena dormia ao meu lado. Eu poderia ter esperado mais tempo para escrevê-lo, mas a cada dia que passava a sensação real se tornava mais distante e dava espaço a uma emoção romântica, algo surreal entre contos de fadas e histórias doces. Eu não queria uma história bonita, queria a minha história real, e assim foi.
Meu parto me doeu! Isso pode ser inaceitável pela sociedade, mesmo a ativista. Tive um parto que a maioria das mulheres sonha, um parto rápido, um expulsivo tranquilo. "Livrei-me" da tensão e dos incômodos da reta final da gestação. Mas eu não sou a maioria, não tenho os mesmos desejos de outras mulheres, e honestamente peço apenas compreensão e respeito. Chorei meu luto, pelo meu parto rápido e prematuro, por resistir à dor, por estar sozinha. Chorei perder os "incômodos" da reta final. O parto é meu, a gestação é minha e eu queria tudo isso, eu planejei viver tudo isso, e é legítimo o meu sentimento de frustração por não ter vivido.
Mas ao mesmo tempo a felicidade é sem tamanho, pelo parto, pela dor (que foi muita, e que eu não esqueci e nem quero esquecer), pelos limbos que ainda estão sendo preenchidos, por ter minha filha nos braços em seu primeiro minuto de vida, por sentir seu cheiro, seu gosto, ver seus olhos se abrindo, ouvir um quase choro tão suave, isso tudo é único, não se repete e (in)felizmente não registramos, está somente na memória e eu sei que nunca esquecerei, fecho os olhos todos os dias e estou lá, gritando em um momento e sorrindo no momento seguinte. Essa sensação, quem opta por não parir nunca vai sentir ou entender, como uma dor tão intensa se acaba em instantes.
Logo após parir, eu me levantei sozinha da banqueta e caminhei até a maca, uma hora depois me levantei da maca e caminhei até outra maca para ser transferida, duas horas depois tomei banho sozinha, no mesmo dia caminhei pelo corredor do hospital com minha filha nos braços, no dia seguinte tivemos alta e só dormi 3 dias depois. O cansaço era imenso, mas a alegria, o êxtase não me deixavam pregar os olhos, como seu eu fosse perder o tempo dela, tão escorregadio.
Ainda tenho muito a escrever sobre esses 22 dias, e os próximos que virão, mas por hora é o bastante.
Acrescentando algumas informações:
Apesar de prematura, Helena nasceu muito bem, Apgar 9/9, não necessitou nenhum cuidado além da companhia e colo da mamãe, ambas tivemos alta na manhã seguinte ao nascimento.
O parto ocorreu no Hospital Universitário de Florianópolis.
Não fiz nenhum preparo do períneo para evitar laceração.


6 comentários:

  1. Que bebezinha mais lindaa :)
    Parabéns Flor !!

    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ler notícia de vcs...
    Eu tenho certeza que apesar da frustração, Helena ta preenchendo tudo de felicidade...
    Ela é linda! Parabéns Tami!!
    Bjss
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tami, que lindo sempre seus relatos. Eu espero poder escrever daqui uns meses um relato de parto...infelizmente não aconteceu na primeira gravidez, mas, espero escrever uma historia diferente nessa gestação. Sua ausência é mais que compreendida. O tempo é de vcs! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My,
      estou torcendo por essa nova história! Será linda!
      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário!